O que são Splash Pages?

A Batalha do Edifício Baxter, abrindo a história de Fantastic Four #40 (1963), de Stan Lee e Jack Kirby

A Batalha do Edifício Baxter, abrindo a história de Fantastic Four #40 (1963), de Stan Lee e Jack Kirby

Splash Page é um termo dos quadrinhos. Originalmente eram os quadros de página inteira que abriam as histórias. Junto com a imagem principal da história vinham os créditos dos autores. Com o passar dos anos, as splash pages deixaram de figurar na primeira página da revista e passaram a ocupar a segunda, terceira ou quarta página. Hoje em dia as splash pages podem estar em qualquer momento da história, sempre quando o autor quer destacar um acontecimento. O certo é que nas splash pages sempre haverá algum acontecimento chocante, uma revelação bombástica, algo que chamaria a atenção do leitor. A Splash Page é a surpresa do suspense, enquanto os quadrinhos anteriores montam todo o clima. Uma splash famosa é aquela da morte da Gwen Stacy, em que Peter Parker brada contra o Duende Verde e promete vingança. Há também o caso do arco de histórias da Morte do Superman, em que a batalha do Homem de Aço contra Apocalypse é narrado em quadros de página inteira, tentando mostrar ao leitor a magnitude daquele acontecimento.

Splash Page em Rocketeer

Splash Page em Rocketeer

Segundo Douglas Wolk, em seu livro Reading Comics (2007):

“Nos velhos quadrinhos havia uma tradição de abrir uma história com uma “splash page”, algo equivalente à “tomada emblemática” nos primórdios do cinema – um painel de tamanho maior na primeira página de uma história de quadrinhos de gênero que era a representação literal ou simbólica de um conflito ou momento dramático que aconteceria mais tarde na história. Esse tipo de história deveria ser determinada, a narrativa propriamente dita poderia começar em um momento calmo, desde que o leitor soubesse que algo intrigante aconteceria mais tarde; a única questão era como a história chegaria nesse ponto.

A grande mudança da Marvel dos anos 60 nas splash pages: começando in media res com uma cena de ação que se desenrolaria pelo menos por algumas página e qualquer plano de fundo deveria ser alcançado através de exibição subseqüente de flashbacks.

A grande mudança de Mike Grell no estilo splash da Marvel (feita em sua HQ dos anos 70, início dos 80, The Warlord (no Brasil, o Guerreiro): a primeira página da história era uma narativa conduzida em multi-painéis e então uma única e enorme imagem cobria a segunda e a terceira página da história”.

A finalidade do blog Splash Pages é falar sobre quadrinhos através da minha óptica.

4 comentários sobre “O que são Splash Pages?

  1. Marli Sfredo disse:

    favor passar este endereço ao Guilherme ou se possível me forneçam o dele para informações sobre os ascendentes,sobre o trabalho de vocês meus parabens, marli

  2. Fala Guilherme! Gostei muito do teu site e de seu estilo.

    Sou redator da revista e portal +Soma. Gostaria de conhecer os livros da Não editora, além de falar sobre possíveis colaborações tuas para a revista.

    Espero um contato seu.

    Abração,

    Arthur

  3. Livraria Londres disse:

    Fala, Guilherme.

    Estamos montando uma campanha digital pra Livraria Londres, e como ponto de partida, amanhã (domingo) vai ter um flash mob literário.

    Pra saber mais, manda um mail que dói bem menos que “ser Wolverine”…

    Abraço

  4. Oi, Guilherme:
    Venho pesquisando HQs e gostaria de falar com você sobre alguns temas que vi no seu blog. Fiz um mestrado sobre o Maus. Agora, estou num doutorado em literatura e trabalho com autobiografias e quadrinhos. Comecei a te seguir no twitter, se tiver interesse em conversar, me mande uma mensagem por ali.
    Abraço
    Fabiano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s